Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (47) 3209-0581

Blog

O que é Análise Crítica

Entenda o que é a análise crítica e como fazer em sua empresa.
Sem categoria

O que é Análise Crítica

No artigo de hoje, vamos falar sobre como o que é Análise Crítica e como fazer uma  análise de qualidade.

Ao falarmos da Análise Crítica, automaticamente estaremos falando da NBR ISO 9001, que trata do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e dos seus componentes.

Assim, o SGQ tem como principal função auxiliar o gestor a encontrar e corrigir os processos que apresentam gargalos e tem impacto sobre os resultados, ou seja, na qualidade do produto ou serviço.

Nesse sentido, é importante dizer que a ISO 9001 é uma ferramenta para melhorar continuamente a sua organização, aumentar a satisfação dos cliente e assim, proporcionar a qualidade em todos os processos.

E é justamente aqui que aparece o conceito de Análise Crítica.

De acordo com a ISO 9001, os princípios da Gestão da Qualidade são o foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem no processo, melhoria, tomadas de decisão e gestão de relacionamento. 

Dentro destes princípios, a Análise Crítica está voltada para o princípio da melhoria contínua, que é formado por processos de monitoramento, medição, análise e avaliação, como no proposto pelo Ciclo PDCA.

Assim, vamos falar sobre o que é a Análise Crítica e como aplicá-la em sua empresa? 

O que é Análise Crítica?

Segundo a Norma ISO 9001, a Análise Crítica faz parte do processo de avaliação de desempenho.

Resumidamente, o processo de avaliação de desempenho é composto por quatro aspectos básico, que são o monitoramento, medição, análise e avaliação. 

Assim, a Análise Crítica é feita pela Alta Direção, que por sua vez deve analisar o SGQ da organização, em intervalos planejados, para assegurar a melhoria contínua, suficiência, eficácia e alinhamento com o direcionamento estratégico da organização.

Desta forma, a análise deve incluir a avaliação de oportunidades para melhoria e necessidade de mudanças no sistema de gestão da qualidade, incluindo  a política da qualidade e os objetivos da qualidade.

Para a Análise Crítica, é importante que a organização avalie as entradas e saídas pertinentes ao Sistema de Gestão da Qualidade, para assim tomar as devidas providências.

Nesse sentido, as entradas correspondem aos seguintes itens:

  • Resultados de auditorias;
  • Feedback dos clientes;
  • Desempenho de processo e conformidade dos produtos;
  • Situação das ações preventivas e corretivas;
  • Acompanhamento das ações oriundas de análises críticas anteriores pela direção;
  • Mudanças que possam afetar o SGQ;
  • Recomendações para melhoria.

Quanto às saídas, podemos considerar os seguintes itens:

  • Resultados obtidos durante as reuniões;
  • Melhoria da eficácia do SGQ e dos processos;
  • Melhoria dos produtos em relação à necessidade do cliente;
  • Necessidade e demanda de recursos.

Agora que você já sabe o que é a Análise Crítica e os seus componentes, vamos descobrir como fazer a Análise em sua organização e no seu SGQ?

Como fazer a Análise Crítica?

Como já dissemos, a análise crítica deve ser feita pela alta direção, que deve analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade da organização, em intervalos planejados, para assegurar a sua pertinência, adequação e eficácia.

Desta forma, a norma ISO 9001 propõe que as entradas de análise crítica pela direção sejam planejadas e realizadas levando em consideração os seguintes aspectos:

  • A situação de ações provenientes de análises anteriores;
  • Mudanças de questões internas e externas que estejam relacionadas diretamente com o SGQ;
  • Informações sobre o desempenho e eficácia do SGQ, incluindo tendências e aspectos relacionados à satisfação do cliente e feedback, assim os objetivos alcançados, desempenho do processo, não conformidades, resultados e desempenho;
  • Suficiência de recursos;
  • Eficácia das ações corretivas de riscos e oportunidades;
  • Oportunidades de melhoria.

Assim, é importante que você analise também os resultados obtidos em ações de treinamentos, tal como atividades relacionadas à Gestão de Pessoas e Competências, pois na Gestão da Qualidade, as pessoas são um dos maiores ativos do processo.

Além das entradas, a norma ISO 9001 propõe que as saídas da análise crítica pela direção incluam decisões levando em consideração os seguintes aspectos:

  • Oportunidades para melhoria;
  • Quaisquer necessidades de mudanças no Sistema de Gestão da Qualidade;
  • Necessidade de recursos.

É importante destacar que todo o processo de análise deve ser documentado como evidência dos resultados das análises realizadas pela Alta Direção.

Sendo assim, para aplicar a Análise Crítica em sua organização, de forma consistente e efetiva, é necessário que a Alta Direção participe de todo o processo, direcionando a equipe em direção à qualidade.

Entretanto, é importante dizer que um dos pontos mais importantes nesse direcionamento está na clareza da comunicação ao longo de todo o processo de gestão.

Como a Gestão da Qualidade envolve todos os colaboradores, um ruído na comunicação pode colocar todo o trabalho a perder, causando vários impactos nos processos.

Além disso, é importante que a Alta Direção receba abertamente o feedback dos colaboradores e dos clientes de forma aberta, fortalecendo a cultura do aprendizado.

Muitas vezes, a Alta Direção não consegue enxergar, de maneira prática, quais os gargalos e os impactos que eles tem na produção e na percepção dos clientes, que são aspectos muito importante para a qualidade.

Outro ponto muito importante é o momento pós análise. Após a análise, é importante propor ações para complementar a Gestão da Qualidade, sejam estas ações corretivas ou apenas melhorias.

Essas ações são muito importantes para o direcionamento da equipe, para que todos compreendam a realidade, e como proceder após o momento de análise, deixando claro que a análise não é o final do processo de melhoria contínua, mas apenas um dos passos para aprimorar o SGQ.

Com o 8Quali você automatiza seu sistema de gestão da qualidade, solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Close Bitnami banner
Bitnami