Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (47) 3209-0581

Blog

Como se preparar para auditorias da Gestão da Qualidade?

Capa Auditoria
Sem categoria

Como se preparar para auditorias da Gestão da Qualidade?

Há sempre muito trabalho na semana de auditoria para qualquer gestão, e com o Gestor da Qualidade não seria diferente.

Portanto, é preciso estar preparado e prever qualquer problema que possa surgir no momento da inspeção, já que todo o sistema para Gestão da Qualidade que a empresa realiza será inspecionado minuciosamente, e todos os processos, documentações e estruturas utilizadas serão analisados na auditoria.

Como estar pronto para uma Auditoria da Gestão da Qualidade?

Auditoria não é um processo padrão que é realizado uma vez por ano. É preciso manter em mente que é essa auditoria que vai dar para sua empresa o selo de qualidade essencial para obter sucesso do seu negócio.

Tendo isso em mente, o que precisa ser feito para se sair bem na auditoria?

  1. Esquematizar e padronizar o seu SGQ

Em primeiro lugar, o mais importante é esquematizar e padronizar o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Esse passo é extremamente importante, pois sem sistema não há como realizar a auditoria.

É preciso uma reunião com a sua equipe de RH e um consultor especializado em SGQ para que sejam analisados os processos e métodos dentro dos padrões que irão ser avaliados na auditoria.

Depois de definidos os processos internos a serem utilizados, é bom montar um manual ou um guia para cada funcionário constando todos os passos, seus respectivos objetivos, e como cada setor irá cumprir tais objetivos. Assim, os processos serão feitos de forma mais efetiva.

  1. Revisar o SGQ

Revise o Sistema periodicamente!

Revisando o seu SGQ você vai perceber eventuais falhas que muitos sistemas de gestão da qualidade deixam passar, e que poderiam comprometer a avaliação durante a auditoria. Além disso, também pode acrescentar ou retirar processos a fim de deixar a Gestão da Qualidade melhor.

  1. Reunir as equipes de trabalho

Realize uma reunião com todos os funcionários ou com cada setor, juntamente com o RH, para analisar se os processos e objetivos estão sendo cumpridos e quais foram os resultados obtidos até o momento.

Verifique se a qualidade da empresa de forma geral aumentou, diminuiu ou se encontra estável, e se a qualidade de cada setor também teve alteração. Essas reuniões, definitivamente, vão fazer com que seja percebam como a Gestão da Qualidade está sendo empregada, além disso, garante as melhorias necessárias.

É muito importante que essas reuniões sejam feitas todo mês ou a cada três meses.

  1. Manter uma organização

Sabemos que não é fácil prestar atenção a todos os detalhes e que é natural acabar se perdendo. Por isso, se mantenha organizado em todos os processos da sua gestão.

É possível utilizar calendários, planners, marcadores e outras ferramentas para anotar e visualizar de forma prática todos os compromissos, revisões, reuniões, inspeções, etc.

Contudo, com um software para Gestão da Qualidade como o 8Quali, você consegue se planejar e se organizar dentro da própria plataforma do programa, centralizando os dados e utilizando funções como “rastreabilidade” para localizar o que você precisa dentro do software com mais facilidade. Como resultado, te ajuda a ganhar tempo e se manter muito mais organizado.

Leia também: Porque largar as planilhas manuais

O 8Quali é um software completo que te ajuda a estar pronto e seguro para as auditorias. Nós nos preocupamos com a melhor qualidade para a sua gestão. Consulte nosso especialista com as nossas soluções que irão te ajudar a simplificar e dinamizar todo esse processo.

Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita. [CTA]

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Close Bitnami banner
Bitnami