Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (47) 3209-0581

Blog

O que é Brainstorming?

Neste artigo, vamos falar sobre o que é o brainstorming, como funciona, qual a sua importância e a relação com a Gestão da Qualidade.
blog

O que é Brainstorming?

No artigo de hoje, vamos falar sobre um dos métodos mais conhecidos para solucionar problemas e melhorar processos, que é o brainstorming. 

Sendo assim, iremos falar sobre o que é o brainstorming, como funciona, seus tipos e qual a sua relação com a Gestão da Qualidade.

O que é e como funciona o Brainstorming?

O brainstormingem sua tradução literal, significa tempestade de ideias, e tem como principal objetivo coletar todas as ideias possíveis sobre um determinado assunto ou temática empresarial.

Sendo assim, o brainstorming reúne os colaboradores da empresa e os envolvidos no processo para auxiliar na tomada de decisão, através das ideias e opiniões.

Entretanto, para que o brainstorming aconteça de forma efetiva e traga resultados, é importante ter critérios para realizar e conduzir a reunião da melhor forma possível.

Sendo assim, você deve escolher qual a temática que será abordada na reunião, convidando os responsáveis e envolvidos no processo para apresentar as suas percepções e opiniões sobre o assunto.

No momento da reunião, todos os pensamentos são válidos e devem ser registrados conforme forem tomando forma.

Aqui, é importante deixar os colaboradores seguros e confiantes para demonstrar as suas ideias, sem nenhuma espécie de julgamento ou retaliação.

Além disso, é fundamental deixar os pensamentos fluírem para que eles deem origem às novas ideias e opiniões, até chegar à melhor opção possível.

Após o brainstorming, as ideias devem ser analisadas, melhoradas e aproveitadas, gerando assim novas soluções ao problema em questão.

Tipos de Brainstorming

Existem vários tipos de brainstorming, e você deve escolher qual o melhor tipo para aplicá-la em sua equipe e ter excelentes resultados.

Sendo assim, existem alguns tipos de brainstorming, sendo eles:

  • Estruturado;
  • Não estruturado;
  • Individual;
  • Em grupo;
  • Reverso;
  • Speedstorming.

Modelo estruturado

O método estruturado possui características mais específicas e planejadas, criando uma espécie de roteiro para todo o processo, delimitando aspectos como tempo de realização, quantidade de participantes e método para dar as ideias.

Dessa forma, este modelo estimula a criatividade e a produção de ideia, mas de forma sistematizada e focada no processo que precisa ser melhorado ou resolvido.

Contudo, este modelo pode ter suas vantagens e desvantagens. A principal vantagem do modelo estruturado é a objetividade no processo, já que propõe um direcionamento mais objetivo.

Entretanto, este modelo não é indicado para grupos que estejam enfrentando bloqueios criativos, ou que precisem construir novos processos e trazer ideias e inovações, pois pode exercer certa pressão na equipe.

Modelo não estruturado

O modelo não estruturado possui uma ideia mais livre, sem propor uma certa ordem dos acontecimentos e da apresentação de ideias.

Diferente do outro modelo, esta reunião não possui um tempo determinado para a solução dos problemas, deixando os colaboradores mais livres para falar, sem exercer pressão sobre eles.

Contudo, a principal desvantagem desse modelo é a possibilidade da reunião se estender demais, consumir muito tempo e não trazer os resultados esperados. Por isso, é fundamental fazer a gestão da reunião.

Modelo individual

Também existe o modelo individual, onde o responsável pelo processo reserva um momento para pensar no problema e anotar todas as suas ideias acerca desse processo, focando em como melhorá-lo.

Neste momento, é importante anotar tudo: qual o processo a ser melhorado, o fator central deste problema, ideias para melhorá-lo, datas, viabilidades, custos da melhoria, enfim, tudo o que for relacionado com o problema.

Este modelo é ideal para solucionar problemas simples e que estejam sob a responsabilidade de uma única pessoa.

Modelo em grupo

O brainstorming em grupo é ideal para lidar com problemas mais complexos, principalmente pelo fato de considerar os diversos pensamentos e soluções apresentadas.

Além disso, o modelo em grupo é vantajoso para estimular a criatividade, o pluralismo de ideias e o trabalho em equipe. 

Entretanto, é importante que a reunião seja organizada para que o brainstorming não se estenda demais e perca o foco, gastando tempo demais sem resolver o problema de fato.

Modelo reverso

Este modelo de brainstorming é indicado para grupos pequenos e que possuem dificuldade de lidar com problemas ou ainda bloqueios criativos.

No modelo reverso, a ideia central é impedir que a solução seja alcançada, e por meio dessa atitude, o grupo conseguirá criar meios para ultrapassar as dificuldades e assim criar soluções realmente práticas e eficazes.

A principal vantagem deste modelo é a possibilidade de conhecer o melhor o problema e suas raízes, criando uma experiência a partir de determinadas situações a partir da visão do consumidor, ou seja, da visão externa.

Modelo speedstorming

Este modelo é um modelo que pode ser bem eficaz, e tudo depende de como o seu grupo ou equipe funciona melhor.

No speedstorming, cada pessoa da equipe deve gerar 04 (quatro) ideias em um tempo pré-determinado. Após esse tempo, as ideias são expostas para a pessoa à sua direta na reunião.

Por sua vez, esta pessoa deve construir novas ideias a partir das ideias recebidas, a fim de criar o máximo de ideias possíveis com a participação de todos no processo, sendo um modelo completamente integrativo.

Brainstorming e Gestão da Qualidade

Quando aliada à Gestão da Qualidade, o brainstorming pode ser uma ferramenta de solução de problemas e melhoria contínua, principalmente por trabalhar com foco na solução das não-conformidades.

Por meio dele, é possível criar novas ideias, melhorar processos internos, estimular a comunicação interna e potencializar a cultura da inovação a cada reunião realizada.

Contudo, é fundamental deixar claro para todos os colaboradores a importância do brainstorming e da participação da equipe no processo, já que eles são a peça chave para que os processos fluam de forma efetiva e que as ideias trazidas no brainstorming tenham total pertinência com o problema.

Com o 8Quali você automatiza seu sistema de gestão da qualidade. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Close Bitnami banner
Bitnami