Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (47) 3209-0581

Blog

Quais são as certificações ISO mais utilizadas no Brasil?

Quais são as certificações ISO mais utilizadas no Brasil
Artigos, blog, Normas

Quais são as certificações ISO mais utilizadas no Brasil?

Se você é bastante atento ao universo da Gestão da Qualidade, deve saber o que são as certificações ISO e qual a sua importância para os negócios.

De modo geral, as normas ISO estão sendo cada vez mais aplicadas nas empresas, tanto públicas quanto privadas. Mas afinal, o que seriam essas normas e quais as principais certificações utilizadas no Brasil?

Para saber mais, acompanhe este artigo até o final e conheça mais sobre as normas ISO.

O que são as normas e certificações ISO?

De maneira muito simples, as normas ISO são um conjunto de normas, criadas a fim de trazer um melhor direcionamento aos processos empresariais, por meio da construção de condutas e padrões para os mais diversos segmentos do mercado.

Aqui, as normas ISO são associadas às práticas e normatizações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo essencial para a gestão da qualidade e para a normatização dos processos.

Nesse sentido, as certificações são o documento que comprovam que a empresa está funcionando de acordo com as normas, demonstrando o interesse na melhoria e no desenvolvimento organizacional.

Sendo assim, existem normas ISO que são muito mais procuradas do que outras, e a seguir listamos as principais certificações adotadas aqui no Brasil.

Principais certificações ISO no Brasil

Segundo o estudo publicado pela ISO Survey, existe uma diversidade de normas ISO que estão vigentes em todo o mundo. Por isso, listamos a seguir as 07 (sete) normas e certificações principais vigentes no Brasil.

Certificações ISO 9000

A primeira norma que vamos citar é a norma ISO 9000, que é uma das mais procuradas pelas empresas pois, seu  propósito no Brasil é estabelecer padrões para que se crie um sistema de gestão da qualidade (SGQ), além de aperfeiçoar procedimentos e obter uma alta performance nas empresas pelo fato de ser voltada para a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Nesta norma, são descritas todas as informações necessárias à implantação de um SGQ, focado na otimização de processos e na melhoria contínua, dentro dos parâmetros da Gestão da Qualidade.

 

Certificações ISO 9001

E por falar em normas ISO voltadas para o SGQ, temos a certificação da norma ISO 9001, que complementa a norma anterior, mas focada melhoria dos processos e na sua otimização como um todo.

Aqui, o foco é a satisfação dos clientes, atendendo sempre às suas expectativas e organizando os processos de maneira a alcançar os objetivos da Gestão da Qualidade.

Sendo assim, quando a empresa decide realizar estas certificações da norma ISO 9000 e 9001, os objetivos são ter maior eficiência, satisfazer os clientes e identificar os riscos, evitando-os junto com as não conformidades.

ISO 14000

Saindo do foco da Gestão da Qualidade, temos as certificações voltadas para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que é uma certificações focadas na sustentabilidade, equilíbrio e proteção ambiental.

Todo esse SGA é focado também na prevenção de falhas, não conformidade e todas as ações que podem impactar negativamente na sociedade e no meio ambiente, conforme os padrões mundiais.

ISO 14001

Tal como a norma anterior, a norma ISO 14001 é voltada para a implementação e operacionalização do Sistema de Gestão Ambiental, focado na organização e no planejamento das ações ambientais, tais como:

  • Economia das matérias primas e melhoria na produtividade;
  • Ações e políticas voltadas para a redução do impacto ambiental;
  • Melhoria contínua focada no desempenho ambiental.

Nesse sentido, as empresas certificadas demonstram a eficiência e a credibilidade frente ao mercado, já que é uma empresa que se preocupa também com o meio ambiente e com o impacto das suas ações, de modo geral.

ISO 17025

A certificação ISO 17025 é voltada para os laboratórios de ensaios e de calibração, e tem o principal objetivo de comprovar que o laboratório possui práticas alinhadas e resultados precisos e de alta qualidade.

Sendo assim, a certificação tem o objetivo de fazer com que os clientes se sintam muito mais seguros ao adquirir os serviços dos laboratórios certificados.

ISO 27001

Saindo do meio ambiente e indo para a tecnologia, a norma ISO 27001 é voltada para as práticas que garantem a segurança da informação, focadas no desenvolvimento de sistemas seguros, com foco nos parâmetros da LGPD.

Sendo assim, as empresas que possuem esta certificação são empresas focadas nas melhores práticas da segurança da informação, voltadas para a diminuição dos riscos de segurança da informação e proteção de dados.

ISO 45001

Por último, mas não menos importante, temos a certificação da norma ISO 45001, que é a norma voltada para a implementação dos Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Operacional (SSO).

Esse sistema é focado na implementação de melhores práticas organizacionais, garantindo que o ambiente seja seguro e saudável para os trabalhadores, evitando acidentes e problemas relacionados ao trabalho.

Sendo assim, é importante destacar que as certificações tem o objetivo de implementar uma metodologia padrão na empresa, a fim de melhorar os procedimentos e sempre garantir a efetividade.

Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine Nossa Newsletter

×
Close Bitnami banner
Bitnami