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Análise SWOT: Qual sua importância e como aplicá-la em sua empresa?

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Análise SWOT: Qual sua importância e como aplicá-la em sua empresa?

Para que uma empresa se mantenha de pé e consiga realizar os seus objetivos, é necessário conhecer o ambiente no qual está inserido e traçar os caminhos que devem ser trilhados, e é exatamente essa a função da Análise SWOT.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7 em cada 10 empresas sofre com a diminuição dos seus serviços frente à alguns imprevistos, e a pandemia foi um grande exemplo disso.

Nesse sentido, o planejamento estratégico e a Análise SWOT são fundamentais para garantir que a sua empresa esteja preparada para todas as situações.

A seguir, falaremos sobre esta ferramenta, sua importância e como aplicá-la em sua empresa.

O que é uma Análise SWOT?

De modo geral, a Análise SWOT, também conhecida como FOFA, é uma ferramenta proveniente da Gestão Estratégica, muito utilizada para analisar cenários e estabelecer planos de ação de médio e longo prazo.

SWOT é a sigla das iniciais das palavras Strengths (Força), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e  Threats (Ameaças), o que em português cria a sigla FOFA.

Na análise do ambiente, a SWOT analisa os ambientes internos e externos, onde as forças e fraquezas estão relacionadas o ambiente interno, e as oportunidades e ameaças ao ambiente externo, já que são fatores que fogem do controle da empresa.

Podemos citar como exemplos de fatores do ambiente externo:

  • Análise e dinâmica do mercado;
  • Concorrentes;
  • Fornecedores;
  • Macroambiente político, econômico, social e cultural.

Ao analisar estes aspectos, você terá um panorama do ambiente em que a sua empresa está inserida e poderá criar estratégias para maximizar os pontos fortes e oportunidades e reduzir os impactos dos pontos fracos e ameaças.

Importância da Análise SWOT

A análise SWOT, por ser uma ferramenta estratégica, tem o papel de auxiliar na identificação e análise dos ambientes interno e externo, proporcionando o aprendizado organizacional e a melhoria contínua.

Além disso, a utilização desta ferramenta permite a criação de planos de ação e tomadas de decisão mais assertivas, já que se tem o conhecimento do todo, verificando como os ambientes influenciam no crescimento do negócio.

Outra aplicação da análise SWOT é a possibilidade de antever como as ameaças irão influenciar na sua empresa, criando estratégias e minimizando os impactos em seu negócio.

Como realizar a análise

Como dissemos, a Análise SWOT é composta por 04 (quatro) elementos, e a seguir iremos falar sobre como realizar a análise de cada um deles.

Forças na Análise SWOT

De maneira simples e prática, as forças de uma empresa são as vantagens competitivas que ela possui quando comparadas aos seus concorrentes. Em outras palavras: forças são aquilo que você realmente é bom e como você se destaca no mercado.

Para saber quais são as suas forças, você deve se perguntar:

  • No que a minha empresa é realmente boa?
  • Quais são os meus melhores recursos?
  • Como eu me destaco no mercado e qual a minha maior vantagem competitiva?
  • Como os meus clientes estão engajados comigo?

A partir dessas perguntas, você terá um parâmetro de como a sua empresa está funcionando e como utilizar estas vantagens a seu favor.

Fraquezas

Como nem tudo são flores, as fraquezas são tudo aquilo que diminui o seu potencial produtivo ou que prejudicam o desenvolvimento do seu negócio.

Para saber quais são as suas fraquezas, você deve se perguntar:

  • Minha mão de obra é realmente capacitada?
  • Meus treinamentos estão sendo efetivos?
  • O que faz os meus clientes migrarem para a concorrência?
  • Por que os meus colaboradores não estão engajados comigo?
  • Por que os meus processos demoram tanto? Quais as lacunas?

Em uma análise de ambiente interno e fraquezas, você deve pensar em como minimizar o impacto desses pontos fracos, reconhecendo as falhas e atuando efetivamente nelas.

Oportunidades

Saindo do ambiente interno e analisando o ambiente externo, temos as oportunidades e ameaças que rodeiam a empresa.

De modo geral, as oportunidades são todos os aspectos externos que influenciam positivamente o seu negócio. Mas lembre-se: estas oportunidades não podem ser controladas pela sua empresa, pois tem origem externa.

Aqui, você pode considerar aspectos como:

  • Mudanças políticas e econômicas que aquecem ou abrem portas para o seu mercado;
  • Ampliação do crédito para o consumidor.

Para saber quais são estas oportunidades, faça uma boa pesquisa em seu mercado e preveja como estes acontecimentos impactam positivamente a sua empresa.

Ameaças na Análise SWOT

Por último, mas não menos importante, temos as ameaças, que podem ser entendidas como os aspectos externos que influenciam os negócios negativamente.

A análise das ameaças é muito importante para minimizar o risco e o impacto desse fator nos seus negócios.

Aqui, podemos citar como exemplos de ameaças leis e normas que influenciem no desenvolvimento do seu mercado, novos regulamentos, decisões político-econômicas voltadas para taxa de juros, impostos, dentre outros.

Como aplicá-la em sua empresa

A análise SWOT só é efetiva quando colocada em prática, saindo do mero diagnóstico e servindo de base para um plano de ação estratégico, maximizando os pontos fortes e oportunidades e neutralizando os pontos fracos e ameaças.

Assim, para aplicar a SWOT em sua empresa, você deve:

  1. Listar as suas vantagens e desvantagens diante dos seus concorrentes, com base na análise dos seus pontos fortes e fracos, a fim de fortalecer os pontos fortes e minimizar os pontos fracos;
  2. Identificar as oportunidades e ameaças, avaliando a dinâmica do mercado e os aspectos político-econômicos, antevendo algumas situações e se preparando para o futuro;
  3. Criar um plano de ação para melhorar o seu negócio, definindo ações que estejam relacionadas aos ambientes interno e externo.

Para facilitar a criação e acompanhamento dessas ações, seus prazos e responsáveis, um bom sistema de gestão é o seu melhor aliado, tanto pela automação de prazos e datas quanto pelo acompanhamento dos resultados em tempo real.

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