5 Porquês: o que é e como aplicar para encontrar a causa raiz
O 5 Porquês é definitivamente uma das metodologias mais utilizadas na análise de causas raízes, tanto no Brasil quanto mundo afora! Essa técnica não só ajuda a estimular o pensamento crítico e sistêmico, como também dá autonomia para nossos colaboradores. Afinal, com pouco treinamento, ela …
Eliminando retrabalho e reduzindo atividades da Qualidade com um software para SGQ
Todo profissional de sistemas de gestão sabe que, se mal otimizadas, as atividades da Qualidade podem soterrar o dia a dia das pessoas. E principalmente o de quem atua em cargos de gestão, como analistas, técnicos e gestores. Isso, não preciso nem dizer, é péssimo. …
ISO 9001:2015 – interpretação completa da norma (item a item!)
A ISO 9001:2015 é sem dúvidas o maior padrão de Gestão da Qualidade do planeta! Por meio dele, milhares de empresas melhoram seus processos, alcançam maiores resultados e encontram formas de melhorar as entregas para seus clientes e partes interessadas. Além disso, é claro, ela …
Interpretando o item 9.3 Análise crítica pela direção da ISO 9001:2015
O item 9.3 Análise crítica pela direção da ISO 9001:2015 é essencial para qualquer empresa. Ele não só promove melhoria contínua, como também possibilita a realização de ajustes estratégicos. Porém, muitos profissionais ainda têm receio de executar essa boa prática. E esse medo ocorre por …
Como conduzir um levantamento de riscos eficaz?
O levantamento de riscos é essencial para qualquer empresa que busque sustentabilidade. Além disso, ele também é obrigatório para organizações que busquem o famoso certificado ISO 9001! Um bom levantamento de riscos previne problemas, identifica oportunidades e até mesmo incentiva a melhoria contínua! Porém, mesmo …
Experiência do Cliente e Gestão da Qualidade: qual a relação?
A Experiência do Cliente é extremamente comum no meio de desenvolvimento de softwares e usamos muito esse termo aqui no 8Quali. Porém, na Gestão da Qualidade esse termo não é tão usado, apesar de estar sempre presente em nossas decisões. Para que fiquemos na mesma …
Item 10.3 Melhoria contínua da ISO 9001:2015 – Interpretação
O item 10.3 Melhoria contínua da ISO 9001:2015 é um dos aspectos mais importantes de toda a norma. Por meio dele, a 9001 institui a necessidade de evoluções constantes, ajuda a evitar estagnação e obsolescência. Afinal, uma organização que não melhora continuamente seu Sistema de Gestão da …
Como aumentar a eficiência empresarial com o 8Quali
Aumentar a eficiência empresarial é palavra de ordem em qualquer nicho ou área de atuação. Uma organização ineficiente tem baixa competitividade no mercado, lucros reduzidos e até mesmo gera maior insatisfação em seus clientes. Diversas falhas nos produtos e serviços, bem como não conformidades, podem …
Como o Mapeamento de Processos melhora a Gestão da Qualidade
Sem dúvidas, o Mapeamento de Processos é uma das ferramentas mais importantes da Gestão da Qualidade. Ele proporciona uma visão clara e estruturada das atividades da organização, garantindo que os colaboradores tenham visão sistêmica e, assim, que a organização assegure uma abordagem de processos eficaz. …
Importância do feedback de cliente no SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade)
Deixar de levar em consideração o feedback de cliente no SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) pode ser muito perigoso para a sobrevivência da sua empresa. Isso porque a falta de informações dessa parte interessada pode gerar uma série de problemas que afetam desde a …