Papel da Gestão da Qualidade para empresas e pessoas 🌏
Papel da Gestão da Qualidade para empresas e pessoas 🌏
A Gestão da Qualidade, tal qual conhecemos hoje, deu seus primeiros passos por volta de 1930, aproveitando o surgimento e popularidade do C.E.P. (Controle Estatístico de Processos). Foi mais ou menos nessa época que percebemos que podíamos usar melhor nossos recursos. Que a produção poderia ser melhor, mais barata e com resultados superiores.
Mais tarde, com o triste advento da guerra, a Qualidade simplesmente decolou! Primeiro, ajudando exércitos a assegurar bons equipamentos, algo vital em qualquer momento, imagine em um conflito. Há muitos relatos de trabalhadores que, deliberadamente, sabotavam a qualidade de munições e equipamentos nazistas! (Graças a DEUS! )
Por outro lado, os padrões de Qualidade desenvolvidos pela indústria Aliada eram aprimorados e checados, padronizados! Cada procedimento daquela época ajudou a moldar o futuro que conhecemos hoje! Talvez, sem tais esforços, nós estivéssemos hoje lançados em uma era de escuridão liderada pelo bigodinho… Viva a Qualidade!
E não parou por aí, um pouco mais tarde, entre 50 e 60, a mesma Qualidade das trincheiras ajudou a reerguer um país destruído. Com isso, o Japão saiu do nada para uma das maiores potências mundiais. Mais que isso, as técnicas e métodos desenvolvidos na indústria japonesa tomaram o mundo e expandiram mais uma vez os níveis de produção. Dessa forma, muito do que somos mundialmente hoje, está diretamente ligado à Qualidade.
Mas e agora? Neste instante? Qual é o papel da Gestão da Qualidade no mundo?
No artigo de hoje, vamos entender um pouco mais sobre esse assunto, o que ela é e para que serve! E até o fim deste artigo, vamos juntos tentar compreender qual é a importância da Gestão da Qualidade para os dias em que vivemos! Então, fica comigo!
O que é Gestão da Qualidade para as empresas?
Existem infinitas formas de compreender a Qualidade. Mesmo entre os estudiosos podemos encontrar visões ligeiramente diferentes. Para exemplificar isso, peguei a definição dos meus três Gurus da Qualidade prediletos, vejamos:
- Para Joseph Moses Juran, “Qualidade é adequação ao uso” e os produtos (ou serviços) de qualidade são aqueles que atendem às necessidades e expectativas do cliente;
- Para Kaoru Ishikawa, Qualidade é uma responsabilidade coletiva que depende de educação e participação;
- Para Philip Bayard Crosby, além da conformidade com os requisitos, Qualidade é a busca incessante pelo “Zero Defeitos” e pelo “Fazer certo da primeira vez”.
Essas definições nos mostram que a Qualidade, mesmo sendo uma disciplina dita exata, carrega consigo muito da interpretação humana de cada pessoa. Ao longo dos séculos, milhares de profissionais foram moldados por ela, assim como moldaram a forma de trabalhar e enxergar padrões, processos, procedimentos e a Gestão da Qualidade como um todo!
Mas para fins didáticos, vamos nos ater também a uma definição mais, digamos, técnica! Assim, dizemos que a Gestão da Qualidade é uma abordagem organizacional que busca padronizar, medir, melhorar e sustentar a forma como tudo é feito. E esse é um ponto muito interessante!
Gestão da Qualidade: a teoria de tudo!
Um dos homens que mais buscou compreender o universo e seus mistérios foi o físico teórico, cosmólogo e escritor britânico Stephen Hawking. (uma pessoa verdadeiramente notável, você provavelmente já ouviu falar dele! 🧑🏻🦼➡️)
Algo que considero particularmente interessante é que Hawking dedicou boa parte de seus pensamentos na busca da “Teoria de Tudo”. Ou seja, ele acreditava existir algum tipo de equação capaz de unificar todas as leis da física e, assim, entender tudo no universo. Infelizmente (ou talvez felizmente), até hoje, não descobriram tal fórmula.

Entretanto, quando o assunto é fabricar coisas que nós, seres humanos, precisamos para viver e prosperar, a Teoria de Tudo existe. Para mim, ela é a Gestão da Qualidade! Afinal, não importa se sua empresa fabrica telhas de barro, motores elétricos ou gelatina em pó, a Qualidade estará lá. E ela vai ajudar em tudo:
- A eliminar retrabalho, tornando a vida dos colaboradores mais agradável;
- A eliminar desperdícios, melhorando o uso de recursos e preservando o meio ambiente;
- A produzirmos mais em menos tempo, gerando lucros e sustentando dezenas, centenas, milhares de pessoas;
- A fabricar telhas, motores e gelatina melhores para aqueles que mais precisarem delas: os clientes!
A Qualidade, portanto, não é apenas uma disciplina organizacional! Ela está em tudo, participa de tudo! Para mim, na minha humilde opinião, Gestão da Qualidade é tudo! E aqui chegamos a minha visão sobre qual o papel dela nos dias de hoje!
O que é Gestão da Qualidade nos dias de hoje?
Não acho que a Gestão da Qualidade mudou radicalmente, pois suas técnicas, procedimentos, ferramentas e modelos ainda são, essencialmente, os mesmos. Entretanto, vejo que houve uma pequena grande mudança, algo que poucos perceberam.
O mundo mudou, as pessoas mudaram. De forma geral, estamos todos mais exigentes, informados, conectados. Isso é bom, mas também significa que os vetores da Gestão da Qualidade estão um pouco diferentes.
Historicamente, antes, nosso foco era muito mais “irrestrito” no lucro, fábricas “medievais” só pensavam nisso. Depois, percebemos que o lucro dependia da ponta final da cadeia, então focamos irrestritamente no cliente. Hoje, percebemos que não agradamos nossos clientes sem bons colaboradores.
E agora, então? Mudaremos nosso foco irrestritamente para o colaborador? A resposta é não: agora somos mais inteligentes, nós percebemos que a Gestão da Qualidade é um conjunto sistêmico, compreendemos que tudo é um e um é tudo. A Teoria de Tudo!
Portanto, agora, a Gestão da Qualidade está passando por uma nova mudança. Não a da Inteligência Artificial, como todos pensam, mas a das pessoas! A Era das Pessoas começou, mas a gente não se deu conta disso ainda. E o que eu quero dizer com isso é que, a partir de agora:
A Qualidade é uma forma de as pessoas evoluírem e, assim, evoluírem tudo que fazem para benefício de outras pessoas!
Engajamento, mais que nunca, é uma filosofia de ser!
Eu sei que isso parece abstrato e “papo de coach 🤮”, mas é prático, diário, cotidiano! Nós sofremos para “engajar” pessoas. Cobramos, falamos, ensinamos, mas será que o fazemos do jeito certo?
Se pedimos para um colaborador “Usar Luvas”, estamos cobrando engajamento e cumprimento dos procedimentos. Tudo bem, está certo! Entretanto, sabemos que isso pode falhar. Afinal, engajamento é a dor do século organizacional!
Agora, por exemplo, se pedirmos para uma pessoa “garantir que o alimento de outra pessoa não vai ser contaminado“, as coisas mudam… Neste caso, precisamos, portanto, pedir para alguém cuidar da saúde das pessoas. Para isso, usamos luvas para não contaminar algo e, assim, talvez, não levar uma criança a ser hospitalizada. Não sei se consegui explicar exatamente a diferença, mas entende?
Obviamente, esse é só um exemplo, nem todas as empresas produzem comida ou utensílios médicos, por exemplo. Mas absolutamente TODAS impactam a vida de seus clientes. É aqui que a Qualidade atua, para mostrar para as pessoas que se elas forem melhores (seguirem procedimentos, processos, sugerirem melhorias, etc etc etc) a vida de TODOS melhora! E isso não é teoria, é realidade!
Quer ajuda para melhorar a vida das pessoas?
Como vimos, um SGQ bem alinhado é uma forma de melhorar a vida de todas as partes interessadas! Ou seja, é uma forma de melhorar a vida das pessoas! Entretanto, sabemos que essa é um desafio e tanto. Afinal, não conformidades para tratar, riscos para gerenciar, auditorias para fazer ou responder, são muitas rotinas!
Então, conte conosco para facilitar seu trabalho, com o 8Quali você transforma a gestão da qualidade em algo mais leve, organizado e intuitivo. Centralize documentos, acompanhe não conformidades, automatize ações, monitore indicadores e conduza auditorias com muito mais agilidade, tudo em um só lugar!
Então, em vez de gastar energia apagando incêndios, você ganha tempo para o que realmente importa: criar valor, fortalecer processos e melhorar a vida das pessoas que dependem do seu trabalho. Afinal, é assim que a Qualidade deixa de ser um fardo e passa a ser uma força impulsionadora dentro da empresa. Clique no botão abaixo e vamos juntos!






