Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Utilizando o 8Quali para atender a ISO 17025

3-1-750x400
Artigos, ISO 17025

Utilizando o 8Quali para atender a ISO 17025

Você já viu nos posts anteriores que um laboratório que atende a ISO 17025 é referência em qualidade na prestação de serviços e entrega de resultados e que, ao atendê-la, a credibilidade aumenta perante o mercado, clientes e fornecedores.

A preparação do laboratório para a acreditação deve ser feita de forma gradual, mudando a cultura da empresa e treinando os colaboradores para que a adaptação às novas práticas e processos ocorra de forma tranquila.

Para isso, uma ajuda profissional é muito importante, bem como um software especializado para auxiliar os laboratórios nesse processo de acreditação do Inmetro.

O que o software 8Quali pode fazer pelo seu laboratório certificado na ISO 17025?

Preparar seu laboratório e deixá-lo apto a receber a certificação ISO 17025 envolve tarefas nas quais todos devem participar. Todas as áreas e departamentos da empresa devem se mobilizar para que as novas práticas sejam adotadas e se tornem processos executados rotineiramente, atingindo o padrão de qualidade desejado.

O 8Quali é um software para gestão que abrange as principais necessidades encontradas na Gestão de Qualidade das empresas. Ele atende requisitos de várias normas e tem como principal objetivo ajudar empresas com as certificações da qualidade.

Entenda melhor como ele pode contribuir com o seu laboratório, tanto no dia a dia quanto no processo de acreditação:

Documentos 

Quando um laboratório opta por utilizar o 8Quali, a gestão dos documentos ganha mais agilidade e rapidez em seu processo. Ao migrar para o meio digital, facilmente se reduz custos com a impressão de documentos e a organização dos arquivos diminui o tempo perdido na busca de informações, aumentando a produtividade.

Este módulo também garante a segurança das informações, através de regras de permissões aos usuários e históricos de acessos, assegurando sua confidencialidade. A melhoria da comunicação de funcionários de diferentes setores é outro benefício, além do controle de prazos das calibrações e licenças.

Dessa forma, além de automatizar processos o sistema promove o engajamento dos colaboradores com a nova cultura na empresa.

Não Conformidades

Com a Gestão de Não Conformidades no software 8Quali você consegue definir os responsáveis sobre cada etapa da tratativa (análise de causa raiz, plano de ação e avaliação da eficácia), os prazos de cada etapa, selecionar possíveis não conformidades anteriores, assim como indicar se a ocorrência é vinculada a algum risco (caso você tenha a gestão de riscos).

Com comunicação 100% online, todos os envolvidos recebem notificações automáticas sobre suas pendências e poderão utilizar, diretamente no software, as principais ferramentas da qualidade para análise de causa raiz e plano de ação (Ishikawa, 5Porquês, Brainstorm, 5W2H).

Fornecedores

Com o software 8Quali, você pode cadastrar seus fornecedores, fazer a avaliação deles, controlar a compra dos insumos, reagentes e matéria-prima, além de inspecionar a entrega de seus produtos.

Também é possível emitir relatórios automáticos de avaliação dos fornecedores, gerenciar as não conformidades do fornecedor pelo software, configurar sua forma de pontuação e criar critérios de avaliação.

Toda essa automatização gera economia de tempo e redução de retrabalho, possibilitando maior interação entre o laboratório e o fornecedor.

Competências

Com o software você pode gerenciar os funcionários, cargos, matriz de competência, controlar exames admissionais e periódicos, avaliações de desempenho e treinamentos internos e externos da empresa.

Pelo sistema também é possível fazer o registro de treinamento dos métodos de ensaios e equipamentos, além de programar notificações por e-mail de informações que estão com prazo vencido ou vencendo. Tudo isso de forma inteligente com avisos automáticos personalizados e relatórios.

Auditorias

Com o 8Quali você pode realizar o agendamento de auditorias externas e internas, criar planos de auditoria de acordo com o checklist da norma ISO 17025, enviando o cronograma por e-mail para os auditores.

Ainda é possível emitir relatórios automáticos, visualizar informações através de gráficos, verificar pendências e não conformidades, entre outros. O 8Quali reúne todas as informações em um só lugar e gera mais praticidade e menos perda de tempo.

Com isso, você tem a possibilidade de se preparar para as auditorias de certificação do Inmetro e outras normas nas quais seu laboratório seja submetido.

Riscos

Com o software Gestão de Risco do 8Quali você trabalha de forma preventiva, determina mecanismos para evitar ameaças em potencial e diminui seu impacto caso ocorram !

O 8Quali garante a plena comunicação para toda a empresa, gerando melhorias nos processos para evitar as não conformidades através de um painel intuitivo e prático, com formulários com campos customizáveis para a avaliação mais completa de cada risco.

Vincule as ocorrências de não conformidades na matriz de risco, para facilitar a reavaliação dos riscos e adapte os formulários de preenchimento de risco criando novos campos para atender a sua necessidade.

Indicadores

A análise dos indicadores é fundamental para uma Gestão da Qualidade de sucesso, pois são eles que darão base para tomadas de decisão mais assertivas.

Automatizando os seus  indicadores com 8Quali  eles se tornarão ainda mais precisos. o 8Quali possibilita a centralização dos indicadores, delegação de ações e coleta de dados em uma única plataforma, eliminando o uso de diversas planilhas.

 

Seja com cobranças e notificações via e-mail, controle das informações e treinamentos de funcionários ou relacionado ao controle de prazos, o uso do 8Quali facilitará sua manutenção de requisitos e tornará seu processo de acreditação mais ágil, promovendo um processo de auditoria e acreditação muito mais tranquilo!! 🙂

 

Faça um teste grátis do nosso software 8QUALI:

Teste de graça agora!

 

angelica

 

Gostou desse post? Então curta nossa página e compartilhe com seus colegas usando os botões ao lado.

Deixe também seu comentário sobre o que achou do texto, dúvida e/ou sugestões para outros post´s, pois assim você estará nos ajudando a te ajudar.. 😀

Comentários (3)

  1. […] melhorar a gestão interna, refletindo nos serviços prestados à sociedade.  Assim como existe a norma 17025, específica para laboratórios de calibração e ensaios, foi criada também a DICQ, uma […]

  2. […] A partir da necessidade de garantir produtos e serviços de qualidade em diferentes áreas de negócio, a ISO (Organização Internacional de Padronização) especificou normas e processos que vieram a ser referência de organização e excelência internacionalmente e uma dessas normas é a ISO 17025. […]

  3. […] e caso a sua empresa seja certificada estará de acordo com as certificações (ISO 9001, ISO 17025, entre […]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami