Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (47) 3209-0581

Blog

Gerenciamento dos riscos em projetos utilizando a técnica de FMEA

Capa FMEA
Sem categoria

Gerenciamento dos riscos em projetos utilizando a técnica de FMEA

O FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) foi criado pela NASA em meados de 1960. Em 1972 a Ford introduziu seu uso (FMEA de Processo) na indústria automobilística.

A utilização da técnica de FMEA tem o objetivo de identificar os riscos no gerenciamento de projetos.

Com a FMEA podemos evidenciar qual o ponto mais crítico de um projeto e ter ações preventivas para minimizar o impacto e ainda documentar o processo.

Ela é complementar as etapas de desenvolvimento do projeto e faz com que o mesmo contenha os requisitos que satisfaçam as necessidades dos clientes.

Leia também: O que é FMEA e como utilizar?

Portanto, para fazer decisões eficientes, é necessário ter em mãos os riscos que o projeto enfrenta de forma clara e estratégica para tratá-los ou eliminá-los. Otimizando o uso de recursos, como tempo, dinheiro, colaboradores ou espaço.

Gerenciamento dos Riscos

Risco é tudo o que pode estar entre nós e o sucesso. Por isso o gereciamento de riscos é utilizado durante todos os estágios do projeto. De modo que o Gerente de Projetos possa identificar onde seu projeto pode falhar, considerando suas características.

O gerenciamento dos riscos faz parte do plano do projeto e também envolve definições de abordagem, planejamento e execução das atividades. A lista de risco é composta de prioridades e estratégias de respostas a esses riscos. Como serão monitorados e acompanhados durante o desenvolvimento.

Em um projeto o risco é a possibilidade de que um imprevisto ocorra, afetando os objetivos esperados, tanto de forma positiva como negativa. Portanto, a gerência dos riscos trata-se da maximização dos resultados de eventos positivos e minimização dos eventos negativos.

Dependendo do contexto no qual o evento de risco está inserido, os riscos devem ser avaliados de diferentes formas e diferentes organizações. Por isso um evento de risco pode ser uma ameaça ou uma oportunidade.

O gerenciamento de riscos do projeto inclui os processos que tratam da realização de identificação, análise destes riscos, respostas aos riscos, monitoramento e controle dos riscos e planejamento do gerenciamento de riscos do projeto”. Conforme ressaltado pelo O Guia PMBOK®.

O processo de gerenciamento de riscos é um dos mais complexos e que requerem maior esforço de acompanhamento dependendo da complexidade do projeto, para a redução da ocorrência de riscos que impactem no resultado financeiro do projeto.

Percebemos a importância de um planejamento eficaz, na realização da FMEA para identificação de riscos em projetos. Como as etapas constituem o meio pelo qual a estratégia das organizações é implementada, é fundamental que o gerente conheça cada estratégia do seu projeto.

Sabe o que mais pode ser de grande ajuda para sua Gestão da Qualidade? O Software 8QUALI! Com o módulo Gestão de Riscos, você controla os riscos garantindo a plena comunicação para toda a empresa, melhorando processos e evitando não conformidades.

A 8Quali se preocupa com a melhor gestão para a sua qualidade. Consulte nosso especialista com as nossas soluções que irão te ajudar a simplificar e dinamizar todo esse processo. Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

 

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Close Bitnami banner
Bitnami