Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Checklist para auditoria ISO 9001:2008

checklist-750x400
Artigos

Checklist para auditoria ISO 9001:2008

Atualmente a maioria dos sistemas de qualidade ainda possuem um padrão da ISO 9001: 2008.

No artigo a seguir iremos falar sobre o que é checklist para auditorias.

O que é auditoria?

Conceitualmente, a auditoria é um processo organizado de maneira sistemática, com o objetivo de avaliar as atividades realizadas na empresa, com o objetivo de verificar se elas estão ocorrendo conforme o planejado.

Sendo assim, a análise verifica aspectos como a eficácia na implantação da metodologia que compõe a atividade em si, além da rotina de cada processo, verificando se ela é realmente efetiva e onde estão os pontos de impacto.

Ou seja: podemos dizer que o principal objetivo das auditorias é contribuir para a melhoria contínua da organização, tal como desenvolver o aprendizado e crescimento como parte da cultura da empresa.

Sabendo o que é a auditoria em si, vamos falar sobre a sua importância para as organizações.

 

O que é um checklist?

O checklist pode ser entendido como uma ferramenta de controle, que possui a forma de uma lista previamente estabelecida, a qual é aplicada para verificar e monitorar tarefas, atividades e até mesmo processos produtivos.

Sendo assim, o principal objetivo dessa ferramenta é garantir que o passo a passo de determinada atividade ou processo seja cumprido, mantendo os níveis de qualidade do projeto ou do produto em si.

O mais interessante dessa ferramenta é que ela pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa ou atividade, sendo adaptável conforme a necessidade da organização.

Além disso, se a aplicação dessa ferramenta for feita da forma correta, é possível obter diversas vantagens, como por exemplo, evitar a repetição de erros pela falta de conhecimento dos processos, além de garantir que as fases do processo foram cumpridas corretamente.

Como e quando utilizá-lo?

Por ser uma ferramenta adaptável, os checklists podem ser aplicados em diversas formas para cumprir os mais diversos objetivos, sejam eles para verificar etapas e ações realizadas, coordenar equipes e projetos, solução de problemas, gerenciamento de tarefas, dentre outros.

Tendo como base essas possibilidades, o checklist pode ser aplicado em diversos contextos e ocasiões, como por exemplo:

  • Verificação dos aspectos de produção, garantindo que todos os parâmetros do processo produtivo sejam cumpridos;
  • Verificação e recebimento de matéria-prima, contribuindo para o bom funcionamento do setor de estoques e logística;
  • Auditoria de processos e implantação das normas ISO, garantindo que todos os parâmetros e aspectos da norma sejam aplicados de maneira efetiva.

Claro, estes são apenas alguns exemplos práticos e comuns à Gestão da Qualidade, porém, a ferramenta pode ser aplicada sempre que você desejar realizar o controle e a verificação de qualquer que seja a atividade.

O Checklist Fácil para auditoria é uma boa opção de ferramenta para garantir a conformidade dessa tarefa de forma padronizada, simples, ágil e segura.

Para auxiliar em sua auditoria disponibilizamos um modelo de Checklist para auditoria ISO 9001:2008.

Faça o seu download aqui clicando aqui!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami