Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

ISO 14001

iso-14001-750x400
Artigos

ISO 14001

A ISO 14001 é uma norma internacional ligada ao meio ambiente, que assegura que as empresas certificadas que obtém processos sustentáveis e se preocupam com o impacto que suas ações vão gerar ao meio ambiente.

Leia no decorrer do artigo: O que é a ISO 14001, quais seus benefícios, quando ela foi criada e porque a sua empresa deva implementar essa norma.

O que é ISO 14001?

É uma norma mais conhecida da família ISO 14000 que possuí o objetivo de ajudar a empresas a desenvolver um sistema que gerencie as questões ambientais dentro das organizações empresariais.

A norma tem a responsabilidade de auxiliar as empresas há identificar os riscos ambientais, como questões que envolvem a prevenção da poluição, coordenar e monitorar as atividades organizacionais relacionadas ao meio ambiente visando conformidade e redução de resíduos.

A norma ISO 14001 ajuda as empresas a melhorar seu desempenho ambiental através de mais eficiência na utilização dos recursos e da redução dos resíduos.

Outro ganho da norma está relacionado à responsabilidade social, legislação, pois ela possibilita identificar oportunidades de redução do uso de materiais e energia e melhorar a eficiência dos processos.
Certificação:

É uma norma certificável mundial que se relaciona com outras normas de outras familiais, como por exemplo, a ABNT NBR ISO 9001 – sistema de gestão da qualidade, ISO 19011 – Diretrizes para auditoria de Sistemas de gestão  da Qualidade e Ambiental.

Qual a História da ISO 14001:

Uma das mais recentes normas da família ISSO 14001 que foi e que foi elaborada por um comitê da ISO do decorrer dos anos 90 para preparar, qualificar  as empresas a atuarem sob um regime com  mais sustentabilidade do ponto de vista ambiental.

A família 14000 une as normas do segmento ambiental da ISO, por isso, a implementação da ISO 14001:2015 conhecida também como  implantação de sistema de gestão ambiental.

Na década dos anos 90 iniciou-se uma mudança na  conscientização ambiental e com isso o mundo corporativo começou a se movimentar sobre essas questões devido ao aumento da preocupação da sociedade em geral com a natureza, principalmente com as questões climáticas e poluição dos ecossistemas. A norma ISO 14001 ainda não é obrigatória no brasil, porém ela é pré-requisito para a participação em muitos processos de licitação.

Benefícios:

  • Fortalecer o conceito de sustentabilidade que ajuda a minimizar os efeitos danosos ao meio ambiente causado por suas atividades.
  • Conseguir empréstimo a banco público com juros menores.
  • Aumentar a credibilidade relação aos seus clientes, fornecedores e sociedade.
  • Melhor eficiência e redução de custos.

Por que aderir essa norma? 

A certificação ISO 14001 ajuda a instituição aumentar sua visibilidade no mercado e fortalece sua credibilidade com seus fornecedores, clientes e a todos que conhecem a sua empresa. Essa Norma ajuda também com a evitar multas ambientais.

O cumprimento da norma ajuda adquirir  financiamentos.

As organizações com sistema de gestão ambiental e realizam boas práticas ambientalmente obtém chances maiores de conseguir recursos financeiros com taxas de juros mais baixas.

Gostou desse post? Então curta nossa página e compartilhe com seus colegas usando os botões ao lado.

Quais são os Elementos da ISO 14001?

Para obter a certificação ISO 14001, a organização deve apresentar alguns documentos:

  • Declaração das suas políticas, metas e objetivos;
  • Informações sobre aspectos ambientais significativos;
  • Organogramas;
  • Suas normas internas e externas;
  • Planos de emergência e mais registros.

 

Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami