Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Indicadores de desempenho: por que é importante medir antes de agir?

Indicadores-de-desempenho-750x400-1
Ferramentas da Qualidade, Indicadores, Sem categoria

Indicadores de desempenho: por que é importante medir antes de agir?

Nos dias de hoje, bater metas e alcançar bons resultados sem medir os indicadores de desempenho em uma empresa é quase uma questão de sorte. Com tantos recursos e métricas, é impensável tomar decisões tão importantes para o seu negócio às cegas.

Para conhecer realmente seu negócio, definir seus objetivos e saber seus próximos passos, é preciso que as suas atividades sejam mensuradas. Só assim você vai saber o que está dando certo e o que não está, não é mesmo?

Como monitorar seus indicadores de qualidade?

 

Cabe a cada organização identificar os indicadores que melhor atendem conforme seus objetivos e necessidades. Para isso, é preciso ter um foco definido, o que tornará mais fácil esse processo de decidir quais informações serão relevantes para cada uma.

Alguns exemplos de indicadores que podem ser importantes para acompanhar são: faturamento, índices de produçãoquantidade de não conformidades, taxa de devolução do produto ou serviço, satisfação e rotatividade dos colaboradores, entre outros.

Para organizar esses indicadores de desempenho e torná-los de fácil acesso, é importante criar uma forma de registrar esses dados para coletar as informações. É através disso que você irá estabelecer as ferramentas que farão essa coleta e controle de dados.

Muitas empresas recorrem ao uso de softwares para automatizar essa coleta de dados, contribuindo para um gerenciamento mais eficaz com base em informações confiáveis e aplicações de recursos bem pensadas.

Como fazer a Gestão de Indicadores com o 8Quali?

Com o software 8Quali, você otimiza a sua Gestão de Indicadores e ainda pode monitorá-los em tempo real. Isso permite que você possa agir preventivamente, sem ter que esperar pelo próximo mês.

O 8Quali traz a coleta automática de informações, permitindo que você escolha se irá inserir esses dados manualmente, integrando a outra sistema na empresa ou a partir de dados cadastrados no 8Quali (não conformidades, documentos em atraso, planos de ação, avaliação de fornecedores, etc).

Para entender melhor, conheça as principais funcionalidades do módulo de Gestão de Indicadores do 8Quali:

  • Integração com outros softwares

Com o 8Quali, você pode fazer a integração com os demais softwares utilizados pela sua empresa, como o ERP, CRM, entre outros;

  • Indicadores próprios (SGQ)

O software cria seus próprios indicadores a partir das informações que coleta (reclamações, não conformidades, auditorias, etc);

  • Gráfico de Pareto

É disponibilizado um Gráfico de Pareto para você analisar seu processo e quais os principais problemas a serem priorizados, além de vários outros para apresentações estratégicas;

  • Comparações com anos anteriores

O software permite que você compare automaticamente com os resultados de anos anteriores, tudo no mesmo gráfico;

  • Facilidade para exportar gráficos e tabelas

Você ainda pode exportar gráficos e tabelas de dados para utilizar em apresentações ou enviar diretamente por e-mail.

Além de todos esses benefícios, a Gestão de Indicadores automatizada feita pelo software pode ser muito vantajosa financeiramente. Isso porque o uso do 8Quali agiliza as tarefas do dia a dia, tornando a Gestão da Qualidade menos “operacional” e mais “estratégica“, tendo mais tempo para tarefas que agregam valor à sua empresa.

 

 

Assista ao webinar gratuito Como automatizar a Gestão de Indicadores na sua empresa? clique aqui!

 

Gostou desse post? Então curta nossa página e compartilhe com seus colegas da qualidade!!

Deixe também seu comentário sobre o que achou do texto, dúvida e/ou sugestões para outros posts. Assim você estará nos ajudando a te ajudar  😀

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami