Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Conheça as vantagens de participar do Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC)

PQEC-750x400
Artigos

Conheça as vantagens de participar do Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC)

Para aprimorar a gestão da qualidade e dos processos em escritórios de contabilidade, foram criadas algumas iniciativas e programas direcionados a esse segmento, incentivando um melhor desempenho e maior lucratividade. Com essa ideia, surgiu o Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC), que visa avaliar, capacitar e propor aprimoramentos dos processos na gestão de empresas da área de contabilidade.

Desenvolvido pelo Sescon-SP e Aescon-SP, o programa já é referência no mercado e traz em sua essência o comprometimento com a ética e qualidade nos serviços.

 

Como funciona o PQEC?

Baseado na metodologia ISO 9001 – a certificação máxima da qualidade, o programa também conta com a parceria da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O PQEC divide-se em cinco módulos anuaisPrograma de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC) preparatórios e evolutivos, com encontros presenciais em workshops nos quatro primeiros módulos, sendo o último a conquista da certificação, em que o escritório pode escolher entre a PQEC e a PQEC/ISO. Saiba mais sobre a certificação de qualidade ISO 9001 para empresas de contabilidade no e-book anexo.

Para entender um pouco mais, vamos especificar cada módulo do Programa. No primeiro módulo, deve-se adequar aos requisitos regimentais do programa e enviar o Questionário de Admissão. Também é preciso participar do workshop sobre Sistemas de Gestão das Empresas Contábeis, com carga horária de 16 horas.

O segundo módulo é voltado para a implementação das iniciativas planejadas no primeiro módulo. A empresa deve enviar o questionário – Requerimento de Manutenção ao PQEC, além de participar do workshop.

No terceiro módulo, é dada a continuidade das ações implantadas no segundo, incluindo alterações e melhorias. O tema do workshop desse módulo é Planejamento e Organização de Sistemas e Métodos. Nessa fase, a empresa deve começar a se preparar para a auditoria do programa.

Chegando ao quarto módulo, a empresa deve escolher o tipo de certificação, que pode ser com a ISO 9001 ou não. O workshop deste módulo é voltado à Validação e Controle dos processos.

Na última etapa, deve ser concluída a implementação das ações planejadas lá no início. Neste quinto módulo também são verificados os requisitos de Gestão da Qualidade de acordo com as prescrições da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 e requisitos do PQEC. Haverá a auditoria final e, caso não seja constatada nenhuma não conformidade, a empresa conquistará os certificados PQEC e ISO.

Depois de conquistada a certificação, a empresa deve se dedicar à manutenção contínua, para que a qualidade nos processos e ações continue mantendo o mesmo padrão e excelência.


Quais os benefícios do Programa?

A importância do PQEC para sua empresa de contabilidade vai muito além de sua preparação para a certificação. Confira os principais benefícios do programa:

  • Aprimoramento dos processos internos e estrutura;
  • Capacitação e atualização profissional;
  • Diferencial de mercado;
  • Atualização de acordo com as mudanças do mercado e a globalização do setor;
  • Fidelização dos clientes;
  • Qualidade nos serviços prestados;
  • Novas tendências de atuação;
  • Melhoria contínua nos serviços prestados.

 

Como participar?

Agora que você leu todos os benefícios do Programa de Qualidade para Empresas Contábeis, chegou a hora de entender como participar. Para ser admitida, a empresa precisa atender aos requisitos previstos no regimento:

  • Atuar mais de 3 anos no mercado;
  • Realizar escrituração contábil regular;
  • Não compartilhar o mesmo espaço físico com atividades não afins à área contábil;
  • Participar dos cursos obrigatórios, complementares e/ou facultativos oferecidos pela UNISESCON, entre outros mencionados no Regimento.

 

Enquadrando-se em todos esses requisitos, a empresa deve enviar a documentação necessária para análise de admissão:

  • Questionário de Admissão;
  • Carta de Princípios;
  • Contrato Social da Empresa.

Para mais informações sobre a admissão, consulte o regimento do Programa neste link: www.pqec.sescon.org.br

 

Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC)O Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC) já é uma referência no mercado empreendedor nacional e atende às principais necessidades desse segmento e contribui com a capacitação do capital humano, aprimoramento dos processos e o crescimento das organizações. E é essa evolução dos processos internos que irão refletir nas ações externas da empresa ou escritório de contabilidade, fazendo com que a mesma se destaque no mercado devido à alta qualidade dos serviços prestados aos clientes.

 

Baixe o nosso material gratuito sobre certificação da qualidade em contabilidade clicando aqui!

Angélica Sartoni

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami