Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Gestão de Competências: como torná-la mais eficaz?

gestao competencias1
Gestão de Competências, Sem categoria

Gestão de Competências: como torná-la mais eficaz?

A Gestão de Competências é fundamental para o sucesso da empresa. É através dela que os gestores fazem a avaliação dos colaboradores e, a partir de suas capacidades, definem cargos pertinentes a elas.

 

Com essa gestão, é possível atribuir melhorias no desempenho de cada profissional, acelerando seu desenvolvimento individual, somando com a equipe e gerando melhores resultados.

A partir da Gestão de Competências, é possível analisar o desenvolvimento dos colaboradores e identificar a necessidade de treinamentos, melhorar o relacionamento entre gestores e liderados e incentivar a motivação e o compromisso do colaborador.

 

As principais dificuldades na Gestão de Competências

 

Para que a Gestão de Competências seja eficiente, os gestores precisam ter total controle das informações de cada colaborador para analisar seu desenvolvimento, pontos que podem ser melhorados e potencializar seus resultados.

Mas controlar prazos e informações das avaliações de colaboradores não é fácil. São muitas informações que precisam estar sempre atualizadas pelo profissional responsável e, fazer isso manualmente, torna o trabalho menos eficiente e sujeito a falhas.

O armazenamento das informações também precisa ser feito com transparência e rastreabilidade, para que seja de fácil acesso e estejam disponíveis para que todos os gestores possam acessar a qualquer momento.

Quando as informações dos colaboradores estão organizadas, o acesso às evidências no momento da auditoria também se torna muito mais ágil. Caso contrário, a não apresentação de qualquer documentação requerida naquele momento pode se tornar uma não conformidade e trazer mais gastos para sua empresa.

Para que esse controle e armazenamento de informações seja mais eficaz, muitas empresas recorrem à tecnologia, automatizando a Gestão de Competências por meio de um software. Dessa forma, é possível ter as informações e prazos à disposição em tempo real, organizadas e atualizadas.

 

A avaliação de colaboradores com o 8Quali

 

Com o 8Quali, software especializado nas principais necessidades na Gestão de Qualidade nas empresas, essa tarefa é muito mais fácil. Controlar e armazenar todas as informações de avaliação dos colaboradores com transparência é uma de suas melhores funcionalidades.

O 8Quali auxilia as empresas a aplicarem uma gestão de competências de forma automática e eficiente, centralizando todas as informações de treinamentos, formação, habilidades, exames, documentos de leitura obrigatória, bem como realizar os treinamentos online, no momento em que o colaborador puder/quiser realizá-lo.

Você ainda evita o esquecimento de treinamentos ou prazos de exames utilizando o software em seus processos. Conheça as principais funcionalidades do software para sua gestão de competências:

 

  • Upload de documentos

Com o software você faz um upload de todos os documentos do colaborador, facilitando o acesso às evidências no momento da auditoria;

 

  • Treinamento presencial ou on-line

Opção de treinamento presencial ou on-line, com questionário (prova) para o participante;

 

  • Planos de treinamento

Com o 8Quali é possível fazer planos de treinamento baseados no cargo, evitando o esquecimento de treinamentos de colaboradores do mesmo cargo, por exemplo;

 

  • Agendamento on-line

Agendamento e execução das avaliações (período de experiência e periódicas) 100% on-line;

 

  • Matriz de competência

Matriz de competência gerada automaticamente, com todo o histórico de competência.

 

Clique no botão abaixo e peça uma demonstração para conhecer mais sobre o módulo de competências!

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

 

 

Gostou desse post? Então curta nossa página e compartilhe com seus colegas da qualidade!!

Deixe também seu comentário sobre o que achou do texto, dúvida e/ou sugestões para outros posts. Assim você estará nos ajudando a te ajudar  😀

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami