Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Controle de Documentos externos: responsabilidades e controle de prazos

documentexternal-750x400
Artigos

Controle de Documentos externos: responsabilidades e controle de prazos

De que forma você realiza o controle de documentos externos em sua empresa?

Neste post falaremos sobre a parte documental da propriedade pertencente ao cliente ou provedores externos, bem como as formas de monitoramento, também chamados de controle de documentos externos.

Diariamente grande parte das empresas recebe e/ou emite documentos considerados externos, sejam eles de clientes, fornecedores, órgãos de licenciamento e certificação, dentre outros.

binding-contract-948442_1920

 

São tantas finalidades diferentes que muitas vezes torna difícil e exaustivo o processo de atualização e/ou controle de prazos e essa é uma tarefa de fundamental importância, pois envolve não somente a organização das informações, mas também responsabilidades contratuais e civis.

 

De acordo com a ISO 9001:a organização deve ter cuidado com a propriedade pertencente ao cliente ou provedores externos, enquanto estiver sob o controle da organização ou sendo usada pela organização”.

A organização deve identificar, verificar, proteger e salvaguardar a propriedade do cliente ou do provedor externo, para uso ou incorporação nos produtos e serviços”.

Essas propriedades dos clientes ou provedores externos, mencionadas pela ISO 9001, podem ser:

  • Dados (cadastrais, técnicos, propriedade intelectual)
  • Manuais de produto e/ou instalações e ferramentas (fornecedores e clientes)
  • Maquinários (temporários na empresa ou não)

Assim como o controle de documentos internos é fundamental para a execução das atividades de forma padronizada, a fim de reduzir erros de processo e retrabalhos, o controle de documentos externos é de grande importância tanto para a parametrização de requisitos de clientes e fornecedores quanto para a adequação e melhoria contínua dos sistemas de gestão da empresa.

Itens a serem considerados no Controle

  • Responsabilidades

Um fator importante relacionado aos documentos externos são as responsabilidades envolvidas com a retenção e manutenção dos mesmos.hands-1445472_1920

Documentos relacionados à órgãos de controle de SGI (ambiental, saúde e segurança, qualidade e responsabilidade social) são de extrema importância para a empresa, pois são normativas fundamentais para a operação dos processos e entrega dos produtos e serviços.

Os controles de alterações são fundamentais nestes casos, pois o não atendimento e/ou divergências desses requisitos podem impactar desde um atraso no processo como até o embargo da empresa.

Já os documentos relacionados aos clientes e fornecedores, que definirem os métodos e processos de produção e/ou entrega de produtos, são de fundamental importância para a sustentabilidade do negócio da empresa, pois permitem que a empresa esteja alinhada com as diretrizes e prioridades do cliente, bem como atualizada com as melhores práticas de utilização da matéria prima e equipamentos, nos casos de informações de fornecedores.

É de suma importância que todos esses documentos estejam salvaguardados em locais adequados e de acordo com a confidencialidade de cada um, pois envolvem desde não conformidades internas à responsabilidades civis e contratuais.

 

  • Controle de prazos 

Outro fator de grande importância é o controle de prazos relacionados a esses documentos. Da mesma forma que os internos esses documentos externos podem se tornar obsoletos, devido a novas atualizações e/ou alterações das informações de processo. Com isso, se faz necessária a comunicação com os responsáveis pela informação e também o controle dos períodos dessa verificação.upgrade-1672367_1920

Outra forma fácil de controlar essas informações é mencionar sempre esses documentos nos fluxos de processo (mapeamento de processos), pois é possível verificar exatamente os processos que são influenciados por determinado documento e, com isso, manter os envolvidos informados sobre as alterações.

 

 

 

Com o 8Quali você automatiza o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Comentários (7)

  1. leonardo
    26 de fevereiro de 2019 at 16:39

    Boa tarde ,

    sigo com uma grande duvida para cadastrar meus documentos .

    Sou novo na área estou cadastrando , porem fico perdido em quais devo controlar,

    Tenho uma acess onde coloco meu documentos externos, la eu tenho data de recebimento, atualização, elaboração, local de armazenamento, setores que usam, porem não tem o tempo que dever estar guardados para posterior descarte.

    E também tenho outro excel que faço o controle dos meus documentos internos, e não sei o que devo controlar la. Se devo colocar e em qual das duas ou nas duas devo colocar.
    Por exemplo a licença de dispensa da ETE.

    Podem me ajudar?

  2. eneida
    17 de agosto de 2021 at 08:45

    Gostaria de saber quais documentos sao considerados externos

    Obrigada

    1. Gabriela Maria
      19 de novembro de 2021 at 11:56

      Bom dia Eneida!! 😀

      Os documentos externos são todos aqueles que não são criados pela empresa.

      Exemplos: Alvará de funcionamento, Norma ISO 9001,entre outros.

      Até mais!!

  3. Maicon
    13 de outubro de 2022 at 15:01

    Preciso de um programa ounde eu possa por os documentos de segurança onde vai avisar quando tem vencimentos de documentos desse tipo.

    1. Carol
      13 de outubro de 2022 at 15:38

      Olá Maicon tudo bem? Ficamos felizes com seu interesse em conhecer o 8Quali. Um dos nossos especialistas vai entrar em contato com você.
      Abraços

  4. Fernanda
    31 de maio de 2023 at 12:27

    Bom dia,
    Recebo na empresa diversos certificados de qualidade das matérias primas que compro e tenho dificuldade em controla-los. Faço no excel pois não tenho sistema. Hoje utilizo um carimbo de controle externo, coloco uma numeração e cadastro no controle em excel, porém realmente são muitos certificados. Existe uma forma mais pratica para fazer esse controle?
    Obrigada.

    1. Ana Carolina - Marketing 8Quali
      2 de junho de 2023 at 10:53

      Olá Fernanda, tudo bem? Esse seu problema tem solução 😊 Tanto o nosso software para Fornecedores e o nosso software para Documentos você consegue realizar essa gestão de forma mais fácil e obtendo maior rastreabilidade. Faço aqui o meu convite para você chamar um dos nossos especialistas e eles poderão tirar todas as suas dúvidas. Segue o contato: (47) 32090581 (whatsapp). E-mail: caio.silva@8quali.com.br ou https://conteudo.8quali.com.br/demonstracaogratuita8quali. Até mais, 😊

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami