Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

A Acreditação para Laboratórios de Análises Clínicas

DICQ-750x400
Artigos, certificação DICQ

A Acreditação para Laboratórios de Análises Clínicas

Com o objetivo de garantir produtos e serviços de qualidade e se destacar perante o mercado, foram elaboradas práticas e normas específicas para laboratórios que visam melhorar a gestão interna, refletindo nos serviços prestados à sociedade.  Assim como existe a norma 17025, específica para laboratórios de calibração e ensaios, foi criada também a DICQ, uma acreditação para laboratórios de análises clínicas.

 

O que é a norma DICQ?

 

O DICQ é um sistema nacional de acreditação para laboratórios de análises clínicas. É uma norma brasileira que auxilia na padronização dos processos dos laboratórios através de critérios e requisitos estabelecidos, trazendo excelência também aos resultados que chegam aos pacientes.

Além de realizar a inspeção, auditoria, credenciamento e acreditação do sistema de qualidade para laboratórios de análises clínicas, o DICQ é uma empresa técnico-científica que utiliza critérios e requisitos próprios, com sua estrutura baseada na ISO 9001.

Lançada oficialmente em 1997 e, posteriormente, em 2013 com a 6ª edição do Manual de Acreditação do Sistema de Gestão de Qualidade de Laboratórios Clínicos pelo DICQ-SBAC (Departamento de Inspeção e Controle da Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas), a certificação visa oferecer aos laboratórios clínicos meios e práticas para conquistar a acreditação do seu sistema de gestão de qualidade, comprovando sua competência.

Além de proporcionar melhoria na gestão da qualidade dos laboratórios clínicos, a acreditação também desenvolve sua capacidade administrativa e competitiva, se destacando frente aos concorrentes e sendo referência para os pacientes nos diagnósticos, prognósticos e tratamentos em geral.

A Acreditação do Sistema da Qualidade de Laboratórios Clínicos é um processo de avaliação periódico e voluntário, atribuído por entidades científicas, e tem por objetivo implementar seu sistema de qualidade para que possa expedir o Certificado de Acreditação.

O processo de acreditação deve envolver um treinamento de todos os envolvidos e, assim, ir introduzindo as novas práticas em todos os procedimentos e ações dentro do laboratório.

 

Quais são os benefícios da acreditação em laboratórios clínicos?

 

O DICQ possui um sistema de Credenciamento ou Acreditação reconhecido pelo mercado e pelas principais instituições científicas nacionais ou internacionais, o que confere mais reconhecimento e competitividade no mercado.

A Acreditação é também uma excelente oportunidade para que os laboratórios clínicos comprovem sua capacitação técnica frente às Autoridades Sanitárias e a toda a população.

Esse Sistema Nacional de Acreditação confere ao laboratório apoio para que ele possa se preparar para conquistar a acreditação, além de poder avaliar constantemente seu sistema de qualidade, proporcionando uma melhoria contínua dos seus serviços.

O laboratório acreditado também ganha, como consequência, o engajamento de seus colaboradores, que são melhor orientados, estão cientes de suas tarefas e sabem que seu trabalho bem-feito resulta em melhores resultados internos e externos.

Além disso, a Acreditação apresenta um bom custo benefício, pois fornece maior agilidade nos processos, mais conhecimento em todos os setores, melhor aplicabilidade e, consequentemente, menores custos por resultar em menos erros e retrabalhos.

A Acreditação para Laboratórios Clínicos tem validade de 3 anos, mas é necessário que ele seja auditado novamente todo ano para que reavalie sua capacidade técnica e organizacional, mantendo  seu padrão de qualidade por todo o período de vigência.

Quais os passos e documentos necessários para obter a certificação DICQ?

A acreditação DICQ é um processo periódico e voluntário, podendo ser requerida por laboratório tanto público ou privado. Com validade de 3 anos e ela conta com auditorias anuais para manutenção da qualidade. Primeiramente para obter a acreditação você precisa realizar a inscrição do laboratório no programa, que seria o preenchimento da Ficha de Inscrição e do Formulário de Solicitação de Acreditação.

A instituição de saúde precisa dispor de documentos que certifiquem sua estrutura: organizacional, conformidade jurídica e métodos de gestão da qualidade.

  • manual de qualidade;
  • contrato com o patrocinador;
  • certificado anual e última avaliação mensal do Programa de Controle Externo da Qualidade;
  • cópia do contrato social do laboratório clínico;
  • curriculum vitae do responsável técnico e do diretor do laboratório;
  • Levantamento dos equipamentos do laboratório;
  • Descrição dos exames próprios e terceirizados das especialidades e serviços;
  • processos de melhoria contínua;
  • listas;
  • planos;
  • tabelas de controle de documentos.

Após a documentação ter sido providenciada, ela deve ser encaminhada ao DICQ juntamente com a Ficha de Inscrição, o Formulário de Solicitação de Acreditação e os recibos das taxas relacionadas ao processo.

 

Atualmente, existem mais de 20 mil laboratórios de análises clínicas no país, segundo a Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária, realizada pelo IBGE. Desse total, poucos laboratórios são acreditados pelo DICQ.

Por isso, conquistar a acreditação é um diferencial que seu laboratório precisa considerar, pois é uma grande oportunidade de alcançar maior notoriedade perante a sociedade. Através da certificação, um laboratório comprova sua competência, eficiência e confiabilidade nos resultados.

 

Converse com um especialista da 8Quali e veja como o nosso software transformará o seu dia a dia clicando aqui.

 

Angélica Sartoni

Gostou desse post? Então curta nossa página e compartilhe com seus colegas da qualidade!!

Deixe também seu comentário sobre o que achou do texto, dúvida e/ou sugestões para outros post´s, pois assim você estará nos ajudando a te ajudar  😀

 

 

Comentários (2)

  1. […] certificação DICQ Sistema Nacional de Acreditação para laboratórios clínicos é um diferencial perante o mercado, […]

  2. […] já sabe o que é a norma DICQ-SBAC e porque é necessário que um laboratório de análises clínicas conquiste a certificação […]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami